Huggy
Amanda Pádua é Líder de Vendas da Huggy, empresa de tecnologia que fornece uma plataforma SaaS de Atendimento Digital completa.
Ela enfrentava dificuldades para manter as taxas de conversão e como consequência, havia acabado de perder alguns membros da equipe.
Principais indicadores de sucesso
Aumento do MRR
Todas as taxas de conversão tiveram aumento (contato para reuniões, reuniões para propostas, propostas para vendas) resultando no aumento progressivo do MRR.
Quantitativo de Contas
A quantidade de novas Contas fechadas aumentou significativamente.
Geração de Valor
O Time evoluiu significativamente em geração de valor agregado através das técnicas e metodologias implementadas.
O Case
Conheci a Amanda em meados de 2022, durante um dos webinars que fui convidado para palestrar enquanto era head de vendas na Rock Content. Amanda entrou em contato comigo após o evento elogiando minha apresentação e disse que havia capturado alguns insights importantes e iria aplica-los no dia a dia, afim de verificar se conseguiria mudanças no time.
Ela perguntou se poderíamos bater um papo para que ela entendesse melhor alguns pontos e, lisonjeado, topei na hora.
Conversamos online, já que moramos em Estados diferentes e eu busquei fazer o diagnóstico do momento da Amanda e acabei descobrindo que se tratava de um período difícil, onde as conversões de vendas estavam retraindo e ela acabara de fazer uma redução significativa de tamanho do seu time de closers inbound.
Busquei esclarecer as suas dúvidas e dei alguns caminhos e dicas sobre como conduzir a gestão do time, especialmente no quesito indicadores do dia a dia e rotinas de 1:1. Ela demonstrou ter gostado bastante e ficou de aplicar a metodologia com o time.
Cerca de 3 meses depois, recebi um novo contato da Amanda me dando um feedback muito valioso: ela conseguiu obter sucesso no aumento das taxas de conversão e tambem havia conseguido mensurar melhor este indicador e assim, questionou se poderíamos ter sessões semanais de mentoria focada em liderança de vendas. Fiquei muito feliz com os resultados que ela obteve e a experiência de mentor das equipes que liderei e lidero até hoje, me deu a segurança para encarar o desafio.
Desde então, iniciamos a rotina de 1 hora semanal de sessões de mentoria e coaching.
A agenda sempre foi dela, ou seja, a responsabilidade de trazer o tema é do mentorado e não do mentor! Com isso, nossa produtividade nunca falhou, já que sempre colocamos o foco na área e no momento, sem deixar de lado o planejamento de longo prazo.
Abordamos diversos aspectos da gestão de vendas: coaching 1:1 dos closers, capacity da área, taxas de conversão, elaboração de planejamento e budget de longo prazo, diagnóstico, apresentação de proposta, negociação, contorno de objeções, mentalidade do high performer, alinhamento com marketing e muito mais!
Amanda experimentou uma notável evolução em sua maturidade de gestão. A mentoria proporcionou a ela uma compreensão mais profunda de seus números, permitindo-lhe uma análise mais precisa e a identificação de soluções quando os resultados não atendiam às expectativas. A inclusão de uma segunda opinião externa proporcionou insights valiosos, enriquecendo a perspectiva operacional e, principalmente a estratégica.
A aplicação prática da metodologia de coaching foi aprimorada, resultando em uma equipe mais receptiva e, consequentemente, com melhor coachability. Amanda agora lidera seu time de vendas com maior eficácia, aplicando técnicas mais assertivas e adaptadas às necessidades individuais dos membros da equipe.
Impacto nos Indicadores de Desempenho
Os benefícios da mentoria refletiram diretamente nos indicadores-chave de desempenho da equipe de vendas:
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Aumento do MRR: Com uma gestão mais estratégica e uma abordagem de coaching mais eficiente, a equipe experimentou um notável aumento na taxa de conversão, traduzindo-se em resultados tangíveis de receita recorrente mensal - MRR.
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Aumento no Quantitativo de Contas: A melhoria na metodologia de coaching e na gestão resultou em um aumento significativo no número de contas conquistadas pela equipe, consolidando o impacto positivo da mentoria.
O processo de mentoria para a líder de vendas Amanda Pádua mostrou seus resultados!
E o que aconteceu em seguida, foi surpreendente para a LACAP Consultoria.
Fomos contratados tambem para aplicar um treinamento para a equipe da Amanda, que precisava refinar a parte de diagnóstico, apresentação de proposta e técnicas de negociação em uma venda de valor de agregado.
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A equipe dela de closers inbound voltou a crescer, saindo do início da mentoria de 1 membro closer para um total de 7 pessoas sendo 4 closers e 3 SDRs. E ela ainda adicionou uma equipe de outbound! Isso demonstrou na prática que seus resultados sólidos inspiraram confiança da liderança para dar a ela mais desafios, que resultaram em maiores oportunidades de crescimento.
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